A diferença básica entre a raça Bull Terrier e outras raças é que eles preferem muito mais a companhia do dono do que a companhia de outros cães, por isso quando vamos introduzir um Bull Terrier em uma casa na qual já mora um outro cão é fundamental selecionar sexo e caráter. Bull Terrier não é nenhum bicho de sete cabeças, qualquer filhote de qualquer raça tende a roer os objetos da casa e estes cães se bem disciplinados com certeza vão perder esta manias antes mesmo de chegar a fase adulta.
o Bull Terrier é um brincalhão, um palhaço e é uma raça que necessita de pouco espaço, pois eles vão passar a maior parte do tempo deitados em algum canto. O ideal e isso para qualquer raça são passeios diários, mas o Bull não vai morrer se um dia estiver chovendo e você não puder ir. Bull Terrier gosta de carinho e precisa de donos que sejam firmes, não é bom tratar um Bull Terrier como se fosse um Pug. Bull Terriers jamais são agressivos com pessoas e apesar de serem um pouco ciumentos, cães de temperamento bem típico não irão reagir sob nenhuma hipótese. Eles não vão matar o poodle da vizinha e nem aterrorizar o parque, são cães fortes, que se forem agredidos reagem, porém um Bull Terrier típico faz o tipo bobalhão, ele jamais vai agredir antes e perguntar depois, isso é coisa de cão com desvio de comportamento.
Um Bull Terrier é um cão de companhia, é uma raça para viver em contato constante com pessoas, portanto nem insista em perder seu tempo treinando um Bull Terrier para guarda. A maioria das pessoas tem uma uma imagem equivocada da raça, eles acham que o Bull Terrier é um mini Rotweiller ou o pai do Pit Bull, isso é tudo bobagem, tudo fruto da imaginação de pessoas ignorantes.
Antonio de Jesus Carvalho Junior (Auca Siguen)